Notícias

Resumo do Ano | 2024

Mais um ano que chegou ao fim e mais um conjunto de objetivos cumpridos. 2024 foi um ano de referência para a ABAADV, onde celebrámos o passado, consolidámos o presente e trabalhámos para o futuro.

Celebrar o passado: Em 2024 festejámos os 25 anos da 1ª entrega de um cão-guia educado em Portugal a um cego português e o início da nossa caminhada enquanto associação.

Consolidar o presente: Fortalecemos a importância do nosso trabalho a nível nacional e a nossa posição dentro do grupo das nossas congéneres europeias, estreitando laços e reforçando relações.
Consolidámos o nosso trabalho na educação de cães-guia para cegos, tendo ultrapassado já as 280 duplas formadas e alcançado o nosso objetivo anual de formação de 16 cães-guia para cegos.
Alargámos a nossa equipa, continuando a trabalhar para a nossa Missão.

Trabalhar para o futuro: Preparamos o nosso futuro, com a continuação do Projeto Estou Cãotigo (dirigidos a idosos institucionalizados e/ou em apoio domiciliário), a implementação do Projeto Vai CãoMigo (dirigido a crianças/jovens com necessidades de saúde específicas) e a evolução/reforço da nossa equipa de colaboradores.

2024: o ano de comemoração dos 25 anos da entrega da Camila, primeiro Cão-guia educado em Portugal e entregue a um Cego Português, Augusto Hortas.

Destacamos aqui os principais eventos inseridos nestas comemorações, sob o lema “Maior Autonomia, Mais Liberdade”:

  • 16 de fevereiro – Sessão Solene nos Paços do Concelho de Mortágua;
  • 20 de abril – Gala ABAADV | integrada nas comemorações do Município de Mortágua dos 50 anos do 25 de Abril;
  • 13 de julho – Arraial Popular da Escola de Cães-guia
  • 26 de outubro – Encontro Comemorativo das Famílias de Acolhimento dos últimos 25 anos, que incluiu o espetáculo “Vi(r)ver sem ver”, no Centro de Animação Cultural de Mortágua, a inauguração da exposição fotográfica comemorativa dos 25 anos da ABAADV: Quatro Patas de um Caminho, da autoria de Hugo Ferreira, e um Jantar Convívio, na Quinta do Recanto.
    (leia o resumo na primeira notícia desta newsletter)

O encerramento destas comemorações irá ter lugar em janeiro de 2025, com um jantar que irá reunir os sócios fundadores da ABAADV.

Os números de 2024

ESCOLA DE CÃES-GUIA PARA CEGOS:

Tornámos a conseguir atingir o objetivo anual de entregar 16 cães, a nível nacional.

Estamos, neste momento, com 116 duplas ativas, tendo já passado o marco dos 290 cães-guia para cegos educados e entregues a pessoas cegas em todo o território de Portugal Continental e arquipélago da Madeira. Esperamos que, entretanto, possamos também alargar a nossa ação ao arquipélago dos Açores.

INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR CÃES:

Começamos por sublinhar a manutenção e reforço do Estou Cãotigo, que faz um ano de aplicação (após projeto), sempre com evidências mais que positivas na melhoria da qualidade de vida da população idosa que assiste. Ficam os números, que não deixam lugar para dúvidas dos benefícios para a nossa comunidade.

Nos primeiros 9 meses deste ano, tivemos 77 beneficiários diretos (idosos), que já participaram/participam nas atividades do projeto, tendo sido realizadas 129 sessões de intervenções assistidas por cães. Estas, nestes 3 trimestres, foram divididas em sessões coletivas (mais de 8 beneficiários em simultâneo), sessões individuais, sessões de casal (2 participantes) e sessões para pequenos grupos (4 participantes por grupo).
No início do próximo ano, partilharemos os números totais de 2024.

Damos também destaque ao arranque do projeto Vai CãoMigo, que irá, certamente, trazer inúmeros benefícios às 22 crianças e jovens do concelho de Mortágua que irão usufruir deste apoio.

REFORÇO DE RELAÇÕES:

Este ano, tivemos honrosas visitas de representantes de várias organizações europeias, que nos permitiram estreitar relações e reforçar a nossa relevância no panorama internacional das Escolas de Cães-guia para Cegos:

  • A atual Diretora Executiva da EGDF, Jane Richards, David Adams, Presidente Honorário, e Judith Jones, anterior diretora executiva.
  • O Presidente da FFAC (Federação Francesa de Escolas de Cães-guia), Paul Charles, que veio participar na nossa IX Gala ABAADV – Caldas de Penacova | “Maior Autonomia, Mais Liberdade”;
  • A presidente da Fundação ONCE del Perro Guia (Espanha), Maria Jesus Varela e outros representantes.
Fizemos ainda uma visita à Fundação ONCE do cão-guia, participámos na Conferência Anual e Assembleia Geral da Federação Europeia de Cães-guia (onde foram trocadas várias ideias com os nossos colegas europeus e com a representante da IGDF – International GuideDog Federation, igualmente presente no evento) e fomos convidados para participar em diversos eventos ao longo do ano, destacando a participação, como júri na categoria Melhor Projeto de Bem-estar e parceiros de Impacto Social, nos One Pet Health Awards, o primeiro certame do género em Portugal. Ainda nesta cerimónia, destacamos o prémio Pawtners in Life, atribuído à nossa dupla Pedro Oliveira e Java.

Pode ver estas e outras notícias relevantes na nossa página de Facebook.

Queremos continuar a afirmar-nos como um marco na comunidade, apoiando os vários públicos abrangidos pelos nossos serviços e trabalhando, todos os dias, para que possamos verdadeiramente melhorar a vida das pessoas.

Dizemos adeus a 2024, com a satisfação e sentido de dever cumprido e damos as boas-vindas a este novo ano de 2025, sempre com a mesma vontade de colocar o nosso trabalho ao serviço do bem-estar da comunidade.

Valorizando a intervenção do cão, existimos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Notícias

Partilha nas Redes sociais

MORADA

Rua da Albufeira nº15
Chão de Vento | 3450-333
Mortágua PORTUGAL

SUBSCREVER NEWSLETTER

2025-01-03T12:19:07+00:00
Go to Top