Notícias

@GIR com o Desporto Adaptado – Futebol para Cegos em Mortágua

No dia 18 de Novembro realizou-se, no Campo de Gandarada em Mortágua, o @GIR com o Desporto Adaptado – Futebol para Cegos em Mortágua.

Este evento desportivo inclusivo foi organizado pelo Politécnico de Coimbra – IPC, em parceria com o Município de Mortágua , a Escola de Cães – Guia para Cegos de Mortágua, o Sport Clube Conimbricense, com a estreita colaboração dos clubes de futebol do concelho (Mortágua Futebol Clube, Casa Do Benfica Mortágua e Sporting Clube de Vale de Açores) e do CAC – Clube Atlético e Cultural.

Grupo de pessoas, vestidas com equipamento desportivo divididas em duas equipas (equipamento amarelo e azul e equipamento vermelho e preto). Estão num relvado de um campo de futebol e algumas têm vendas nos olhos.

As duas equipas de Futebol para Cegos e o árbitro, alinhadas antes do início do jogo.

O sol brilhou numa tarde animada, inclusiva, com muito desporto à mistura e que envolveu a comunidade local, nomeadamente os mais jovens que estão ligados aos clubes mortaguenses. Os participantes puderam experienciar as várias atividades adaptadas de olhos vendados, usufruindo de uma experiência diferente da sua realidade. ⚽️

Houve ainda um público especial de 4 patas (cachorros em Família de Acolhimento e atual cão-guia).
várias crianças e jovens sentados num relvado de campo de futebol, a olhar para um adulto de pé. Está também um cachorro labrador retriever bege com colete de família de acolhimento, deitado no relvado.

Guylian – futuro cão-guia – assiste às atividades desportivas, entre os jovens das várias equipas de futebol do concelho de Mortágua.

Este foi “o quarto de um ciclo de eventos que o Politécnico de Coimbra está a organizar com os parceiros locais, nos vários concelhos onde já se encontram instalados os Gabinetes de Inovação Regional.
Em Mortágua, aproveitando a existência da única escola do país que treina cães-guia para utilização pelos cidadãos deficientes visuais, o IPC pretendeu reforçar a ligação com o território através da realização de uma demonstração de futebol para cegos, dirigida a todos, mas com foco na comunidade escolar e nos praticantes de futebol (escalões de formação).
A atividade esteve dividida em duas fases, num primeira parte os jovens dos escalões de formação dos três Clubes locais foram desafiados a experimentar, de olhos vendados, a prática de três modalidades de desporto adaptado: Futebol (com uma bola especial que possui um guizo na parte interna que emite um som); Showdown (no qual dois jogadores, posicionados cada um no extremo de uma mesa, com uma placa central, lançam uma bola com uma raquete de madeira em direção à baliza adversária. A bola contém esferas de metal que vão fornecendo pistas auditivas); e Goalball (marcação de penáltis com base nas percepções táctil e auditiva).
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, presidiram à sessão de abertura e acompanharam o desenrolar das atividades. Estiveram também presentes a Vereadora com os pelouros da Educação e do Desporto, Ilda Matos, o Presidente da Direção da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, João Fonseca, e representantes dos três Clubes.
A segunda parte consistiu num jogo de futebol entre atletas (cegos) do Sport Clube Conimbricense e do Clube Atlético e Cultural (Lisboa). Nesta modalidade de desporto adaptado, que tem por base o futsal, o recinto de jogo é vedado e a bola possui guizos que ajudam a orientar os jogadores.

[in Facebook do Município de Mortágua]

Pode ver mais alguns dos momentos desta bela tarde de desporto e inclusão aqui.

Notícias

Partilha nas Redes sociais

MORADA

Rua da Albufeira nº15
Chão de Vento | 3450-333
Mortágua PORTUGAL

SUBSCREVER NEWSLETTER

2023-12-12T15:39:33+00:00
Go to Top