OS NÚMEROS QUE NOS DÃO FORÇA

1999

FOI FORMADA A PRIMEIRA DUPLA

O 1ª Cão-guia educado e entregue a um Cego Português, Augusto Hortas, ainda em fase de projecto.

245

CÃES-GUIA ENTREGUES

245 cães entregues até ao final de 2021, de forma gratuita à comunidade deficiente visual portuguesa.

16

DUPLAS CEGO/CÃO POR ANO

Com os recursos atuais, temos a capacidade de formar cerca de 16 duplas cão-guia/utilizador por ano, sendo que, para manter este número de entregas, temos sempre várias dezenas de cães em vários níveis de formação.

18.500 EUROS É O CUSTO DA EDUCAÇÃO DE UM CÃO-GUIA

O Cão-guia é entregue gratuitamente ao utilizador cego, mas tem um custo que resulta das despesas de manutenção da escola, salários dos colaboradores, alimentação, saúde, material, etc..

O custo final de um Cão-guia pronto para entrega é aproximadamente 18.500 euros. Contudo, este valor não corresponde totalmente à realidade, já que não é contabilizado o trabalho indispensável, mas voluntário, das famílias de acolhimento e outros.

65% DE SUBSÍDIOS E 35% DE AUTO-FINANCIAMENTO

A ABAADV, através de um acordo de cooperação atípico celebrado com a Segurança Social, recebe um subsídio por cada dupla cego/Cão-guia formada → Este montante representa aproximadamente 55% dos custos totais da instituição.

O restante financiamento é conseguido através do apoio da Câmara Municipal de Mortágua, patrocínios e donativos de empresas e particulares, quotas dos associados e através de atividades de angariação de fundos.

600 SÓCIOS

Os sócios são muito importantes, pois as quotas contribuem decisivamente para assegurar um dos princípios básicos da filosofia desta instituição, que é a gratuitidade da entrega do Cão-guia ao cego.

MORADA

Rua da Albufeira nº15
Chão de Vento | 3450-333
Mortágua PORTUGAL

SUBSCREVER NEWSLETTER