UM POUCO DE HISTÓRIA

A utilização de Cães-guia pelos cidadãos deficientes visuais é uma realidade portuguesa há mais de duas décadas e internacional desde o final da 1ªguerra mundial.

A aventura da constituição da Escola de Cães-guia para Cegos em Portugal teve início em 1995, com a candidatura da Escola Profissional Beira Aguieira a um programa comunitário no âmbito do Programa Horizon/Feder. Através desse programa conseguiu-se a formação de 2 educadores com a parceria da Federação Francesa de Escolas de Cães-guia (FFAC), a aquisição do terreno e construção das instalações bem como a organização da restante equipa. A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual - ABAADV - nasceu em Janeiro de 2000. Fundada enquanto IPSS, desde logo deu continuidade ao trabalho já executado até aí, constituindo uma média de 8 duplas (cão-guia/utilizador) por ano.

A Escola de Cães-guia para Cegos tem a sua sede em Chão do Vento, Concelho de Mortágua. O âmbito da Associação e, em particular, dos Cães-Guia ali educados é nacional.

A Camila, primeiro Cão-guia educado em Portugal e entregue a um Cego Português, Augusto Hortas, foi entregue em 1999, ainda em fase de projeto. Esta entrega foi um marco importante na vida da Escola. Foi também o início de uma nova esperança para os cegos portugueses, na sua caminhada pela busca da autonomia e integração social. Desde então até ao final de 2021, já foram entregues 245 cães-guia, sendo que, até a essa data, estavam 114 cães a trabalhar. Neste momento, entregamos cerca de 16 cães-guia por ano, sendo que esta entrega é gratuita.

Em 2019 lançámos mãos ao desafio de ampliar a nossa ação a novos públicos merecedores duma melhor qualidade de vida, materializando a oferta de valências relacionadas com Cães de Intervenções Assistidas. A ABAADV abraça agora outros desafios, ajudando, com novas valências, outros destinatários a encontrarem melhorias na sua qualidade de vida.

MORADA

Rua da Albufeira nº15
Chão de Vento | 3450-333
Mortágua PORTUGAL

SUBSCREVER NEWSLETTER