Notícias

As Intervenções Assistidas por Cães nos nossos parceiros

A ABAADV tem como principal objetivo a educação de cães-guia para cegos e sua entrega gratuita. Mas a nossa Missão é mais abrangente e não se esgota por aqui. Pretendemos também ajudar outros públicos.

Queremos fazer parte integrante da nossa comunidade, ajudando quem precise mais da nossa ajuda técnica. Por isso, estamos a desenvolver novas valências que, não sendo a educação de cães-guia para cegos, se encaixam perfeitamente na nossa Missão: Valorizando a intervenção do cão, existimos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Tudo começou há algum tempo e aos poucos, com persistência, planeamento, organização e o apoio dos nossos parceiros, tem vindo a tornar-se uma realidade.

Assim, criámos um modelo de intervenção inovador e dinâmico, que não sendo novo, sofreu um aperfeiçoamento e adaptação ao contexto em que está inserido. Com as Intervenções Assistidas com Cães, temos estado a trabalhar em conjunto com o Centro Balmar e a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, levando a nossa ajuda técnica a idosos do nosso concelho, através dos respetivos Serviços de Apoio Domiciliário.

As visitas aos idosos são sempre previamente agendadas e preparadas pela nossa Técnica, de acordo com o solicitado, sendo que se pretende trabalhar sempre 3 componentes:
🐾 Incidência Motora – em que é solicitado ao utente desenvolver um conjunto de movimentos e ações;
🐾 Reforço Cognitivo – em que há o apelo à memória e à capacidade de resposta com interiorização refletiva;
🐾 Dinamização Emocional e Afetiva – em que se desenvolvem mecanismos de envolvência física.

Até agora os resultados têm sido muito positivos, com benefícios visíveis. A ajuda do cão revela-se preciosa, não só como motivação e ajuda extra no cumprimentos dos exercícios, mas também pelo carinho e apoio emocional que eles tão bem prestam.

Queremos continuar a desenvolver este projeto, criando parcerias com organizações que trabalhem no sector da 3ª Idade e Infância, alargando a nossa ação a nível nacional. Se trabalha com estes públicos, seja em que local do país for, saiba que nos poderá contactar para pôr em prática este projeto na sua organização. Envie-nos um email para geral@caesguia.org.

Agradecemos ao Centro Balmar e à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, pela oportunidade de desenvolvermos este projeto, que será, de certeza, uma mais-valia na vida destas pessoas.

Veja aqui (link para ) para ver algumas imagens das Intervenções efetuadas em Mortágua.

Notícias

Partilha nas Redes sociais

MORADA

Rua da Albufeira nº15
Chão de Vento | 3450-333
Mortágua PORTUGAL

TELEFONE

+351 231 920 978
(Chamada para rede fixa nacional)

SUBSCREVER NEWSLETTER

2023-01-05T16:50:02+00:00
Go to Top