Notícias

Sessão Solene: início oficial das comemorações - ABAADV 25 Anos | Maior Autonomia, Mais Liberdade

Foi no dia 16 de fevereiro 2024 que demos início às comemorações oficiais dos 25 Anos da entrega do 1º cão-guia para cegos educado em Portugal a um Cego português, sendo este o primeiro evento incluído no programa: ABAADV 25 Anos | Maior Autonomia, Mais Liberdade.

Mesa comprida onde se encontram sentadas 5 pessoas. Vêem-se também bandeiras, flores, águas e um labrador retriever debaixo da mesa.

Esta primeira entrega foi um marco importante na vida da Escola. Foi também o início de uma nova esperança para os cegos portugueses, na sua caminhada pela busca da autonomia e liberdade de locomoção.

Nesta Sessão Solene Comemorativa estiveram presentes várias entidades oficiais, colaboradores da Escola, cachorros em formação, famílias de acolhimento, parceiros, órgãos de comunicação social da região e público em geral.

Na mesa da sessão, para além de Augusto Hortas acompanhado pela sua atual cadela-guia, Horta, marcaram presença a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, o Presidente da Assembleia Geral da ABAADV, João Fonseca e a recém-eleita Presidente da Direção da ABAADV, Mafalda Vicente.

Várias pessoas sentadas a olhar para a frente.

Entre outros convidados, estiveram presentes a Diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Viseu, Márcia Martins, a representante da Região Centro da Portugal Inovação Social, Alexandra Neves, representantes da ACAPO, DGEST, instituições parceiras da ABAADV (Centro Balmar e Santa Casa da Misericórdia de Mortágua) e outros patrocinadores, contando também com a presença de Júlio Paiva, que foi o mentor e grande impulsionador deste projeto.

Esta cerimónia iniciou-se com um momento musical (Venham mais 5 – Zeca Afonso) pelo maestro Ricardo Vicente, que mais tarde voltou a interpretar outra canção do cancioneiro de abril (O que faz falta – Zeca Afonso).

Para além da revisão destes últimos 25 anos, falou-se do futuro e de novos projetos e foi feito um agradecimento a todos que, ao longo deste tempo, apoiaram e ajudaram a que a nossa Missão se conseguisse cumprir.

5 fotografiasde vários momentos da sessão solene: na entrada, o público e da mesa de convidados.

Foi também anunciado o programa de comemorações ABAADV 25 Anos | Maior Autonomia, Mais Liberdade.
(veja o programa oficial mais abaixo)

Aproveitando o mote das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e do que esta data representa, aliamos assim o que representa a ajuda de um cão-guia na vida do deficiente visual, traduzido em segurança e liberdade nas deslocações, comemorando um quarto de século de atividade e trabalho para a inclusão social.

A cerimónia finalizou com um último momento musical, onde foi interpretado o emotivo Hino da Escola de Cães-guia para Cegos: “Quatro patas e um caminho”.
(pode ver e ouvir este Hino aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=314309679634522)
Agradecemos a todos os convidados e a todos os presentes, por virem celebrar connosco esta data e por tudo que têm feito para nos ajudar na nossa Missão.

Fotografia de um grupo de pessoas, onde se encontram vários elementos da equipa da escola e vários cães (labrador retriever e golden retriever)

Agradecemos uma vez mais ao Município de Mortágua, por nos ter recebido e por todo o apoio.
Veja mais algumas imagens desta cerimónia na nossa página de Facebook aqui.

– – – – – – – –

PROGRAMA OFICIAL

ABAADV 25 Anos | Maior Autonomia, Mais Liberdade

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA ENTREGA DO 1º CÃO-GUIA PARA CEGOS EDUCADO EM PORTUGAL

  • 16 de fevereiro 2024Sessão Solene nos Paços do Concelho de Mortágua;
  • 20 de abril 2024Gala ABAADV | integrada nas comemorações do Município de Mortágua dos
    50 anos do 25 de Abril;
  • 13 de julho 2024Arraial Popular da Escola de Cães-guia | inclui a realização de um Triatlo
    com a participação de cegos utilizadores de cães-guia;
  • 21 de setembro 2024Almoço comemorativo com as Famílias de Acolhimento dos últimos
    25 anos | inclui a inauguração da Exposição de Fotografia de Hugo Ferreira sobre a Escola de
    Cães-guia para Cegos;
  • 4 de janeiro 2025Jantar de encerramento das comemorações, com os sócios fundadores
    da ABAADV.
Notícias

Partilha nas Redes sociais

MORADA

Rua da Albufeira nº15
Chão de Vento | 3450-333
Mortágua PORTUGAL

SUBSCREVER NEWSLETTER

2024-03-20T18:59:30+00:00
Go to Top