A Escola

 

Quem já nos ajuda:
Rosa Lopes e Silva - Alumínios Agrupamento de Escuteiros - 1241 Mortágua

 


 

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Rua da Albufeira nº 15,
Chão de Vento | 3450-333 Mortágua
PORTUGAL

Tel.: +351 231 920 978
E-mail: geral@caesguia.org
Web: www.caesguia.org
FB: facebook.com/caesguia.org

 

Com o apoio da FFAC – www.chiensguides.frSócio Efectivo da IGDF – www.ifgdsb.org.uk
 
Certificação de sistemas ISO 9001, certificação acreditada IPAcCertificação de sistemas ISO 9001

OS NÚMEROS

 

200 CÃES-GUIA ENTREGUES
Até final deste ano (2017) serão atribuídos 200 cães-guia a 120 cegos. Esta diferença entre o número de cães-guia atribuídos e o número de pessoas contempladas justifica-se porque já há utilizadores que têm o segundo ou o terceiro cão porque os outros morreram ou deixaram de ter capacidade para ser um Cão-guia.

14 CÃES-GUIA POR ANO
O objectivo da Escola é formar 14 duplas cego/Cão-guia por ano. O processo de educação de cada Cão-guia dura aproximadamente dois anos. Para entregar 14 animais por ano, a Escola tem que trabalhar com uma população de cerca de 45 cães, desde cachorros em famílias de acolhimento, adultos em formação específica e reprodutoras.

17.500 EUROS É O CUSTO DA EDUCAÇÃO DE UM CÃO-GUIA
O Cão-guia é entregue gratuitamente ao utilizador cego, mas tem um custo que resulta das despesas de manutenção da escola, salários dos colaboradores, alimentação, saúde, material, etc.. O custo final de um Cão-guia pronto para entrega é aproximadamente 17.500 euros. Contudo, este valor não corresponde totalmente à realidade, já que não é contabilizado o trabalho indispensável, mas voluntário, das famílias de acolhimento e outros.

65% DE SUBSÍDIOS e 35% DE AUTO-FINANCIAMENTO
A ABAADV, através de um acordo de cooperação atípico celebrado com a Segurança Social, recebe um subsídio por cada dupla cego/Cão-guia formada, este montante representa aproximadamente 55% dos custos totais da instituição. O resto do financiamento é conseguido através do apoio da Câmara Municipal de Mortágua, patrocínios e donativos de empresas e particulares, quotas dos associados e através de actividades de angariação de fundos.

600 SÓCIOS
Os sócios são muito importantes, pois as quotas contribuem decisivamente para assegurar um dos princípios básicos da filosofia desta instituição, que é a gratuitidade da entrega do Cão-guia ao cego. Faça-se sócio!