A ESCOLA

 

Quem já nos ajuda:
Rosa Lopes e Silva - Alumínios Agrupamento de Escuteiros - 1241 Mortágua

 


 

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Rua da Albufeira nº 15,
Chão de Vento | 3450-333 Mortágua
PORTUGAL

Tel.: +351 231 920 978
E-mail: geral@caesguia.org
Web: www.caesguia.org
FB: facebook.com/caesguia.org

 

Com o apoio da FFAC – www.chiensguides.frSócio Efectivo da IGDF – www.ifgdsb.org.uk
 
Certificação de sistemas ISO 9001, certificação acreditada IPAcCertificação de sistemas ISO 9001

EVENTOS

 

Arraial Popular 2013 - Comemorações do dia do Cão-guia

Arraial Popular 2013ABAADV – Escola de Cães-guia para Cegos, de Mortágua realizou, como já é hábito, o seu arraial anual. Neste evento, proporciona-se um convívio entre todos os “Amigos da Escola”.

Ler mais →

 

 

III Triatlo e Arraial de 2010

Vídeo III TriatloMais uma vez, com o objectivo de assinalar o Dia do Cão-Guia, no dia 10 de Julho de 2010 realizou-se o III Triatlo Aventura de Mortágua que contou com a participação de 21 equipas e 105 participantes, bem como o tradicional Arraial Popular que juntou todos os amigos desta Escola: Utilizadores, candidatos a Utilizadores, Famílias de Acolhimento, Empresas e Empresários patrocinadores, Sócios e Amigos desta causa que, de forma solidária, sabem desde há muito o significado desta Festa e nela participam animadamente. Também uma palavra de muito reconhecimento para a vasta equipa de trabalho (anonimamente e atrás do balcão…), que de forma altruísta e voluntária tem permitido ao longo dos últimos 11 anos, que esta Festa seja cada vez melhor, sem nunca perder o espírito com que foi criada.

III TriatloIII TriatloIII TriatloIII Triatlo

 

Férias Desportivas de Santa Comba Dão na Escola de Cães-Guia

No dia 2 de Julho de 2010 o Programa Férias Desportivas de Santa Comba Dão contemplou uma visita à ABAAD, onde cerca de 50 crianças daquele Concelho, puderam observar o quotidiano da Escola de Cães Guia. As crianças mostraram-se muito motivadas e entusiasmadas durante a visita, de tal forma que o tempo foi escasso para tanta questão acerca do trabalho espantoso que estes cães fazem com pessoas invisuais.

 

Dia da Escola Aberta em Mangualde - Apadrinhamento DARI

No dia 28 de Maio de 2010 a ABAADV esteve presente no Dia da Escola Aberta em Mangualde -Escola Gomes Eanes de Azurara, em virtude do apadrinhamento do futuro cão-guia DARI, a entrega em 2010.

Apadrinhamento DariO apadrinhamento foi promovido pela turma do 5ºC que mobilizou toda a comunidade escolar, incluindo o próprio município.Apadrinhar umcão é um acto desolidariedade ao alcance de todos, é criarumvínculo pessoal, partilhando coma ABAADV o crescimento eaprendizagem de um cão-guia. Deste modo e com o objectivo de angariar fundos para colaborar nos custos da educação do seu "afilhado" os alunos promoveram a venda de produtos oferecidos por pais e professores e reuniram donativos oferecidos pela população em geral, empresas, comércio e Câmara Municipal de Mangualde. Apadrinhamento Dari

Ajudas como esta, permitem dar continuidade à missão de esperança da Escola de Cães-guia de Mortágua, e possibilitam que o Dari e outros cães venham um dia a ajudar um cidadão deficiente visual a ter uma maior autonomia, independência e segurança nas suas deslocações.

 

I Encontro de Amigos de Todo-o-Terreno

TT Mortágua Clube do Atascanço

TT MortáguaRealizou-se em Mortágua no dia 8 de Maio de 2010.
Organizado pelo Clube do Atascanço e patrocinado por várias entidades. Este evento contou com muita água, muita serra, muitos aceiros, estradões, boa comida, duas pistas de obstáculos para os mais aventureiros e uma óptima recepção nos Bombeiros Voluntários de Mortágua, Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Vila Nova e Escola de Cães-guia para Cegos de Mortágua. O passeio TT por terras de Mortágua, contou com a presença de 50 viaturas e 200 pessoas, aproximadamente. As receitas deste encontro, no valor de 4.500€, reverteram a favor dos Bombeiros Voluntários e da Escola de Cães-guia.
Ver galeria de fotos »

 

Apadrinhamento da Cadela Quime

Projecto “De Olhos Vendados”

Apadrinhamento da Cadela Quime - Projecto 'De Olhos Vendados'No âmbito do Projecto “De Olhos Vendados”, inserido na unidade curricular área de projecto, uma turma do 12ºano da Escola Secundária Viriato, no dia 4 de Maio de 10, convidou a ABAADV para uma sessão de esclarecimento sobre o papel da Escola e o Cão-guia, incutindo direitos e deveres humanos na comunidade escolar. Como forma de solidariedade o grupo de trabalho decidiu apadrinhar a cadela Quime e assim, realizar uma angariação de
Apadrinhamento da Cadela Quime - Projecto 'De Olhos Vendados'fundos (ainda a decorrer) como forma de divulgação da Escola Cães-guia e contribuição para Formação daquele Cão.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de visionar um filme sobre a educação/treino de um cão, conselhos dados a uma família de acompanhamento e momentos de um estágio de formação da dupla.

 

Associação de Cegos visita a Escola de Cães-guia

 

Associação de Cegos  de Braga visita a Escola de Cães-guia em MortáguaNo dia 20 de Abril a Escola recebeu a Associação de Apoio ao Deficiente Visual do Distrito de Braga, estando cerca de 25 utentes presentes nesta visita. Esta Associação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que trabalha para a comunidade deficiente visual do distrito de Braga, promovendo a respectiva integração social.

Associação de Cegos  de Braga visita a Escola de Cães-guia em MortáguaA visita à ABAADV tinha como principal objectivo esclarecer este grupo sobre o Cão-guia, nomeadamente, como e quem o pode obter, a sua educação, o processo de entrega, entre outros aspectos.

O convívio com os cães foi um momento muito animado, pois a curiosidade de mexer, tocar e sentir, foi determinante para a pequena, mas importante e dinâmica demonstração que os Técnicos da Escola fizeram.

 

 

10º Aniversário da entrega do primeiro Cão-Guia

Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

10º Aniversário da entrega do primeiro Cão-GuiaA Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) comemorou no passado dia 17, o 10º Aniversário da entrega do primeiro Cão-Guia. A data foi assinalada com um Sarau Musical realizado no Centro de Animação Cultural, com a presença de mais de duas centenas de pessoas. Na mesma cerimónia a Associação distinguiu como Sócios Beneméritos onze Instituições/Empresas que têm apoiado regularmente com contribuições e donativos e fez a entrega de Diplomas de Agradecimento a cerca de seis dezenas de Pessoas, Empresas e Instituições, reconhecendo deste modo a colaboração voluntária que têm dado à Escola de Cães-Guia de Mortágua, sob diversas formas. A Camila, entregue em 1999 ao Sr. Augusto Hortas, tornou-se o símbolo da Escola... »
Ler mais »

 

POPPY

Um Amigo de “Cãofiança” no Desportivo do Jamor

Cão ToursNos dias 14, 15, 16 e 17 de Maio a Poppy marcará presença no Centro Desportivo do Jamor num evento que visa promover a divulgação de um estilo de vida saudável, alargado a toda a família, inclusive ao “melhor amigo do Homem” o Cão – O CAOTOURS – Cães e Amigos Organizadores em Tours.

Traga o seu amigo de “Cãofiança” e venha “Cãoviver”.

Para mais informações: www.caotours.com