A ESCOLA

 

Quem já nos ajuda:
Rosa Lopes e Silva - Alumínios Agrupamento de Escuteiros - 1241 Mortágua

 


 

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Rua da Albufeira nº 15,
Chão de Vento | 3450-333 Mortágua
PORTUGAL

Tel.: +351 231 920 978
E-mail: geral@caesguia.org
Web: www.caesguia.org
FB: facebook.com/caesguia.org

 

Com o apoio da FFAC – www.chiensguides.frSócio Efectivo da IGDF – www.ifgdsb.org.uk
 
Certificação de sistemas ISO 9001, certificação acreditada IPAcCertificação de sistemas ISO 9001

AS NOSSAS DUPLAS

 

Cada ano a ABAADV forma aproximadamente 14 duplas Cego/Cão-guia. Aqui poderá ver algumas delas. Cada Cão-guia é entregue gratuitamente e é estabelecido um Acordo de Entrega de Cão-guia entre a ABAADV e o Utilizador que estabelece as responsabilidades de cada uma das partes.

 

DUPLAS FORMADAS EM 2011
 



Ângela Santos – Quickie
Ângela Santos – Quickie (Sintra)


Ana Custódio – Madox (Loures - Protocolo da ABAADV com a escola Guiding Eyes de Nova Iorque)
Ana Custódio – Madox (Loures - Protocolo da ABAADV com a escola Guiding Eyes de Nova Iorque)

Conceição Martins – Quidam (Matosinhos)
Conceição Martins – Quidam (Matosinhos)

Graciete Cabecinha – Duddley (Sintra - Protocolo da ABAADV com a escola Guiding Eyes de Nova Iorque)
Graciete Cabecinha – Duddley (Sintra - Protocolo da ABAADV com a escola Guiding Eyes de Nova Iorque)

Jorge Anjos – Quito (Ílhavo)
Jorge Anjos – Quito (Ílhavo)

Diogo Costa – Ebly (Albufeira)
José Mimoso – Qayenn (Alcochete)
Carlos Lopes – Ruby (Vila Franca de Xira)
Helena Baldaia – Sura (Lisboa)
Elisa Gaboleiro – Elfe (Cascais)

Helena Pires – Eli (Lisboa)
Helena Pires – Eli (Lisboa)

 

ENTREGA EM JUNHO 2010

Foi entregue a Daniel Cardoso, de Gondomar, estudante de Direito, o seu cão-guia, Douro. Como habitualmente, aquele momento mais aguardado, foi vivido com intensidade, companheirismo e muita descontracção, num jantar que reuniu à mesa, a equipa da Escola, a Família de Acolhimento e a nova Dupla.

Entrega em Junho 2010   Entrega em Junho 2010

 

ENTREGAS DE CÃES-GUIA DOS EUA EM MAIO 2010

Entrega EUA Maio 2010No decurso de uma Auditoria técnica efectuada pela Federação Internacional de Escolas de Cães Guia para Cegos (IGDF) à Escola de Cães Guia de Mortágua, ficou demonstrado que um dos problemas existentes no nosso País é a longa lista de espera que os cegos portugueses têm de enfrentar para poderem usufruir desta ajuda técnica. Sendo a ABAADV a única Escola deste género em Portugal e membro da IGDF estabeleceu-se um acordo de princípio que permitiu a ajuda da Escola Guiding Eyes for the Blind de Nova Iorque à ABAADV, no sentido de minimizar esta situação. Após um rigoroso processo de selecção, Hilário Rodrigues de Rio Maior e Nelson Costa de Avelãs de Caminho estiveram naquela Escola americana, acompanhados de Nuno Gouveia, da ABAADV, e ali fizeram a sua formação com os cães-guia Princely e Celine. Posteriormente, já em Portugal, os Educadores da ABAADV, Sabina Teixeira, Victor Costa e Marta Ferreira completaram a Formação das duplas, em contexto de trabalho e já no quotidiano de cada um dos Utilizadores.

Estas duplas continuarão a ser acompanhadas pela ABAADV, bem como as próximas a formar em colaboração com aquela Escola norte americana, já calendarizadas e cujo processo de selecção está já a decorrer, de entre os nossos candidatos em espera.

 

ENTREGA EM MAIO 2010

Quina, uma fêmea de cor amarela foi entregue a Maria José Falcão, da cidade de Almada. Fazemos votos que esta nova dupla, com a ajuda da nossa Educadora Marta, constitua mais um caso de sucesso.

 

ENTREGA EM FEVEREIRO 2010

Quiara, de cor amarela foi a cadela entregue em Fevereiro deste ano a Rosa Pinto, de Aveiro, pois a sua primeira cadela com os seus longos anos de trabalho teve de ser substituída.

 

ENTREGA EM ABRIL 2010

Entrega em Abril 2010Em Abril foi a vez de José Matos, de Castelo Branco receber a sua segunda cadela, Piki de cor preta e que vai substituir o excelente trabalho desempenhado pela sua cadela anterior.

Neste mesmo mês foi entregue o Dakar, um macho amarelo, ao Paulo Jorge, de Braga. Esta irá ser uma experiência nova, tanto para o Paulo como para o Dakar, pois é a primeira dupla de ambos.

 

 

Académica de CoimbraPOPPY

ENTREGA O 2ª CÃO GUIA NO ESTÁDIO CIDADE DE COIMBRA

Depois de sucesso alcançado com a 1ª entrega de um Cão-guia por parte da Poppy no dia 7 de Março no Estádio de Alvalade, a Mascote continua a sua missão e entregou mais um “Amigo de Confiança” a um Invisual.
Desta vez, a Académica de Coimbra associou-se á Poppy na sua Missão de Sensibilizar e Angariar fundos para a única Escola de Cães-Guia para Cegos existente em Portugal. Assim, no dia 19 de Abril, nos minutos que precederam ao jogo Académica – F.C. Porto, o Estádio Cidade de Coimbra foi palco da entrega do 2º Cão-guia por parte da Poppy.

 

 

Sporting SolidárioPOPPY

EM PARCERIA COM SPORTING SOLIDÁRIO, ENTREGA 1º CÃO GUIA

O Sporting Clube de Portugal no âmbito do projecto Sporting Solidário associou-se à Poppy na sua Missão de Sensibilizar e Angariar fundos para a única Escola de Cães-Guia para Cegos existente em Portugal.

O Sporting Solidário não poderia deixar de participar neste projecto imprescindível no acompanhamento dos invisuais nas suas vidas e no seu bem-estar, e assim, no dia 7 de Março de 2009, no jogo Sporting x Paços de Ferreira foi entregue o 1º Cão-guia a um Invisual, no âmbito do Projecto Poppy. Esta entrega teve lugar no relvado do Estádio Alvalade XXI às 18:40, 20 minutos antes do início do jogo.

Ir para a Galeria de Fotos »